Início » Recife: capital da Educação Financeira

Recife: capital da Educação Financeira

Em todo mês de julho, acontece a Convenção DSOP, que reúne educadores financeiros de todo o país para debater o tema educação financeira, bem como os novos rumos e ferramentas para tornar esse assunto cada vez mais conhecido pela população. A sétima edição do evento será realizada este ano entre os dias 21 e 25 de julho, em Recife.

A educação financeira é uma necessidade que se mostra emergencial, especialmente para a região em que o evento ocorrerá, pois, de acordo com a Pesquisa de Perfil de Inadimplência, recém-realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), houve um expressivo crescimento entre os endividados na comparação mensal, saltando de 36%, em dezembro de 2014, para 45%, em abril de 2015.

Quase metade da população é vítima do descontrole financeiro e do consumismo exacerbado, que levam a problemas que vão muito além do endividamento, refletindo na saúde das pessoas. Mas isso não se restringe à Recife; diversas outras cidades estão com seus índices de endividamento e inadimplência bem elevados.

Manaus (AM) é a mais inadimplente: 38,1%, seguida por Porto Velho (RO), com 37,2%, e Macapá (AP), com 36,4% – todas na região Norte do país. Já entre as menos inadimplentes, a liderança é de Florianópolis (SC), com 22,3%, em segundo vem São Paulo (SP), com 23,9%, e Campo Grande (MS) em terceiro, com 24,4%.

Em contrapartida, já se apresenta uma melhoria da situação, pois, com a disseminação correta da educação financeira – que já vem acontecendo em escolas e empresas e para pessoas físicas no geral –, é bem possível que esse quadro se reverta de maneira eficaz e definitiva.

E essa é a missão da DSOP: disseminar a educação financeira no Brasil e no mundo, por meio de metodologia própria comprovada, já inserida em mais de 1500 escolas públicas e privadas em todo o país.

cronograma-convencao-2015