• Home
  • /
  • Imprensa
  • /
  • Instituições de Longa Permanência para Idosos recebem treinamento de gestão financeira
previdência social

Instituições de Longa Permanência para Idosos recebem treinamento de gestão financeira

A Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN) em uma parceria firmada com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) realizou o curso de gestão financeira com ênfase na Metodologia DSOP para gestores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O evento foi um sucesso total, levando os mais de dois mil profissionais treinados (de mil instituições) a refletirem sobre como está sendo a gestão de suas entidades e de suas vidas pessoas. A capacitação foi direcionada às entidades que receberam o auxílio emergencial do Governo Federal.

A orientação gratuita foi na modalidade de educação à distância, por meio de plataforma da ABEFIN, em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do MMFDH. Para melhorar o entendimento foram utilizadas ferramentas como livros, atividades, conteúdo extra, dentre outros.

Desde o início do evento, a titular do MMFDH, ministra Damares Alves, e o secretário Antonio Costa, da SNDPI, já destacaram a importância do curso para os gestores.

“Nossos gestores trabalham com o coração se entregando e precisam dessa capacitação e das orientações tão preciosas que a ABEFIN passou por meio deste curso. Muito obrigada à ABEFIN por entender que a gente precisa cuidar de quem está cuidando”, destacou Damares.

O secretário Costa afirmou que, “além do auxílio financeiro do Governo Federal, achamos importante que os gestores conheçam os mecanismos de como a administração pública faz para a prestação de contas”.

Os encontros foram nos dias 12, 19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2021, com duas horas de duração das 15 às 17h em plataforma própria da ABEFIN. O acesso foi distribuído por meio do e-mail cadastrado no formulário de inscrição, contando por intensa participação dos gestores.

Para um melhor direcionamento do curso, os gestores precisaram responder uma breve pesquisa a respeito da gestão dos recursos financeiros em suas instituições. As respostas contribuíram para o desenvolvimento das ILPIs no Brasil.

“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados desse curso. A pesquisa realizada demonstrou a necessidade de educação financeira para os participantes, mas o mais importante é que a interação, a receptividade e os elogios demonstraram o interesse de mudar por parte dos participantes”, explicou Reinaldo Domingos.

Que complementou que agora chega mais um importante passo que é os gestores colocarem em prática o que aprenderam levando melhorias às entidades participantes.