Início » Empreendedorismo para todas as idades

Empreendedorismo para todas as idades

Em poucos dias, estarei lançando a obra Papo Empreendedor – Uma reflexão essencial para chegar ao topo e ter sustentabilidade nos negócios, em coautoria com o meu amigo e grande mestre Irani Cavagnoli. Com o tema empreendedorismo na cabeça, resolvi falar um pouco sobre o assunto, só que voltado para as crianças.

Essa questão é abordada no terceiro livro da coleção O Menino do Dinheiro, intitulado Ação Entre Amigos, publicado pela Editora DSOP. Nele, o Menino do Dinheiro e seus amigos enfrentam um novo desafio: tornarem-se verdadeiros empreendedores, a partir do que aprendem nas aulas do Professor Reimoney.

O tema, bastante atual em nossa sociedade, é tratado com simplicidade e delicadeza, numa linguagem adaptada ao entendimento infantil. O conceito de empreendedorismo é ensinado em sete passos que englobam noções de receita, despesa, lucro, prejuízo, empregabilidade, identificação de oportunidades, entre outros.

Centenas de escolas – públicas e privadas – de todo o país já possuem Educação Financeira em sua grade curricular e se apoiam no material didático e paradidático para tratar o tema em sala de aula. Nesse livro Ação Entre Amigos, explico os sete passos: “gostar do que faz”, “planejar e organizar”, “saber se relacionar com as pessoas”, “identificar oportunidades”, “ter força de vontade”, “cumprir com a palavra” e “buscar o lucro”.

Embora o assunto seja abordado no ambiente escolar, com professores capacitados, a aprendizagem deve continuar em casa. É normal que os pais tenham dificuldade em ensinar sobre algo que, muitas vezes, eles mesmos não tenham tido a oportunidade de aprender. No entanto, essa é uma ótima oportunidade para que eles busquem informações, em livros, palestras e cursos – alguns até mesmo gratuitos – e também passem a se educar financeiramente.

Só assim conseguiremos formar uma sociedade mais consciente e sustentável, em todos os aspectos da vida.